quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Marco da Paz é inaugurado no Parque da Juventude

Hoje comemorou-se o Dia da Árvore. No Parque da Juventude foi "plantado"  um novo Marco da Paz. 

Houve ali no passado a antiga Casa de Detenção Carandiru, na zona norte de São Paulo, e eu estive presente na cerimônia como um dos principais idealizadores do parque e apoiador da desativação do presídio.

O Marco da Paz é um monumento idealizado por Gaetano Luigi que se espalhou pelo mundo com a finalidade de relembrar ao homem da importância da manutenção da paz e da promessa por um mundo melhor. O primeiro Marco da Paz, implantado no Páteo do Collegio, é visitado por turistas do mundo inteiro.
A mais recente inauguração no Parque da Juventude se deve ao passado de violência, degradação urbana e violação de direitos humanos que ocorreu naquele mesmo terreno durante o funcionamento do Complexo Penitenciário do Carandiru. 

Com a movimentação de Malcolm Forest e sua entidade ambiental AMAR, dos moradores da região norte e a imprensa foi aprovada a criação do Parque da Juventude ainda no governo estadual de Mário Covas. Apenas em 2002 o presídio foi desativado dando espaço ao Parque da Juventude como um complexo esportivo e cultural com áreas de Mata Atlântica preservadas e biblioteca pública de última geração.

Gaetano Luigi, fundador do Marco da Paz, e Malcolm Forest 
Foto: Sandra Kanashima

Nenhum comentário:

Postar um comentário