quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mais um Prêmio Paul Donovan Kigar - a 8ª edição

Pelo oitavo ano consecutivo realizou-se na Câmara Municipal de São Paulo o Prêmio Paul Donovan Kigar, uma premiação de honra ao mérito por realizações de vida incorporada oficialmente aos calendários de comemorações da cidade e do estado de São Paulo. A cerimônia realizada na última quinta-feira, 8 de dezembro, reconheceu cidadãos por suas iniciativas capazes de modificar o rumo da história.

Tudo começou o tradicional ato inter-religioso reuniu para uma benção de ação de graças e paz representantes das religiões budista, católica, hinduísta, judaica e protestante.  O Salão Nobre do 8° andar da mais antiga casa democrática das Américas iluminou-se de paz.


Durante o evento foram homenageadas com medalhas de honra ao mérito quatro pessoas que se destacaram por iniciativas e exemplos de vida de grande valor social, humanitário e cultural: Ozires Silva, líder na fundação da Embraer que projetou a imagem do Brasil na indústria da aviação internacional. Professor Paulo Saldiva, médico da Faculdade de Medicina da USP, por sua vida dedicada a pesquisas, palestras e conferências sobre Saúde Pública e qualidade do ar, propondo sempre que a Universidade, seus corpos docentes e diretores assumam a liderança dando exemplos de sustentabilidade à sociedade. Em discurso, o professor declarou que “este é um dos melhores dias da minha vida, ficará guardado para sempre no meu coração”.

Jorge Landmann, conselheiro do Prêmio, e Ozires Silva
Prof. Paulo Saldiva entre os conselheiros do Prêmio Malcolm Forest, Cida Campos e Kenji Kyohara

O terceiro agraciado da noite, Gaetano Brancati Luigi, destacou-se pelo Marco da Paz, que promove a Cultura da Paz em vários países do mundo. Trata-se de um sino sob um arco romano, acessível a todos que queiram tocá-lo para lembrar à comunidade da importância da paz. Foi primeiramente edificado no Pateo do Collegio, em São Paulo. Hoje existe em muitas cidades em quatro continentes. Em meio a palavras de agradecimento, finalizou os discursos com o brado: “Viva a humanidade”!

Malcolm Forest apresentando Gaetano Brancati Luigi e suas realizações

Já a homenagem In memoriam foi concedida ao Beato Papa João Paulo II por seu monumental trabalho pela paz no mundo, pela fraternidade e diálogo entre as religiões. Recebeu o Prêmio, representando o Cardeal Arcebispo de São Paulo, monsenhor Darío Bevilacqua.

Para este momento dedicado ao Papa João Paulo II, apresentei pela primeira vez no Brasil a canção “Papa Della Pace” de minha autoria. A música teve sua première mundial na cidade de Assisi, terra natal de São Francisco, onde em 1986 o saudoso papa iniciou seu trabalho de vida pelo diálogo inter-religioso e pela paz. A première na Itália se deu por ocasião da inauguração do monumento Marco da Paz naquela cidade. A música foi também apresentada em Roma, em uma confraternização da missão de paz que em novembro prestou tributo ao papa atual. O maestro Edmundo Côrtes-Villani, renomado compositor brasileiro declarou recentemente: "Nunca houve em toda a história uma homenagem musical de tanta grandeza a um papa". A canção foi recebida com muitas palmas e emoção por todos que estavam presentes na solenidade do dia 8.

É tradição do Prêmio prenunciar uma comemoração marcante do próximo ano. Assim, durante a cerimônia foram descortinadas as comemorações do 80º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 32 completado em 2012. Para marcar a pré-abertura, em parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, as medalhas Governador Pedro de Toledo, MMDC e Constitucionalista, foram oferecidas pelo Coronel PM Mario Ventura, presidente da sociedade. Foram condecorados os vereadores Aurélio Nomura, proponente do Prêmio Paul Donovan Kigar, Dr. Gilberto Natalini, Roberto Tripoli, José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; o deputado estadual Major Olímpio Gomes; Odir Pereira, presidente do Instituto de Liderança do Brasil, cujo pai foi combatente em 32, Pedro Paulo Penna Trindade, escritor, orador e promotor da memória paulista, e o historiador e memorialista de 32 Comandante do Policiamento Metropolitano de São Paulo, Coronel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda. Todos os condecorados tem expressiva atuação na promoção da memória do Movimento Constitucionalista Brasileiro. Foram oito medalhas no dia 8 de dezembro, simbolizando o oitavo aniversário do Prêmio Paul Donovan Kigar, e o 80° aniversário do Movimento pela Constituição Brasileira e pelo estado de direito em nosso país. O presidente da Sociedade de 32, Coronel Mário Ventura, comentou durante as homenagens: “A entrega do Prêmio Paul Donovan Kigar e a pré-abertura do 80° Aniversário do Movimento Constitucionalista de 32 foram uma verdadeira aula de civismo e cultura”.

Pedro Paulo Penna Trindade, Odir Pereira, Coronel Arruda, Gilberto Natalini, Brendo Gandelmann representando José Police Neto, Aurélio Nomura, Major Olímpio e José Carlos Duarte representando Roberto Tripoli

Homenagem a Sra. Lygia Kigar
Homenageou-se a esposa de Paul Donovan Kigar, minha mãe.  Carioca, morando no Rio de Janeiro nos idos de 1932, a então jovem Lygia Marques dos Santos era carinhosamente chamada de “paulistinha” pelos amigos e colegas. Demonstrava admiração pelo movimento constitucionalista liderado por São Paulo.  Uma faixa Paulistinha 32 e um ramalhete de rosas vermelhas foram-lhe oferecida por seu filho. “Sinto-me lisonjeada e até embaraçada com esta homenagem!”, afirmou. Acompanhado do maestro e contrabaixista Ocimar de Paula, autor do arranjo orquestral da gravação da música “Papa Della Pace”, apresentamos a canção “You With Your Angels And Saints”, tema do Prêmio Paul Donovan Kigar dedicando-a a Dna. Lygia.

Dona Lygia Kigar, a Paulistinha 32
Entre a plateia que prestigiou todos esses acontecimentos estiveram presentes no Salão Nobre da Câmara Municipal o Sr. Alfredo Pires de 90 anos, Comandante do Exército Constitucionalista em 2011 que ficou feliz com as homenagens;  vários membros da Associação Comercial de São Paulo, os empresários italianos Roberto della Porta e Moreno Lucchetti e um público de cerca de 160 pessoas.

De tudo isso posso dizer que sinto-me altamente gratificado pela aura de serenidade, alegria, e bem estar que a premiação oferece todo ano a todos que dela participam. É muito emocionante...

Que venha o Prêmio Paul Donovan Kigar 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário